quarta-feira, 6 de julho de 2011

Suíça ocupa primeiro lugar no ranking do Índice de Inovação Global 2011

Conforme ranking divulgado pela INSEAD (uma das maiores escolas de negócios do mundo) em 29/06/2011, a Suíça é a primeira colocada no Índice de Inovação Global deste ano.

O Índice é calculado a partir da média das pontuações obtidas nos seguintes critérios: instituições (ambiente político, regulatório e de negócios), capital humano e pesquisa (educação, ensino superior, pesquisa e desenvolvimento), infraestrutura (tecnologia de comunicação e informação, energia e infraestrtura geral), sofisticação de mercado (créditos, investimentos, comércio e competição), sofisticação de negócios (inovação e absorção de conhecimento), produção científica (criação, difusão e impacto do conhecimento) e produção criativa (bens intangíveis e serviços).

O Diretor-Geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), Francis Gurry, destacou que a inovação é fundamental para o crescimento econômico, a criação de novos e melhores empregos e a competitividade das economias.

O rankig revelou que a inovação se tornou um fenômeno global, uma vez que conta nas 10 primeiras posições com seis economias europeias, duas asiáticas e duas norte-americanas.

O Brasil ocupa a 47ª posição, atrás do Chile (38ª) e Costa Rica (45ª). Todavia, o Brasil ocupa a 7ª posição no Índice de Eficiência Inovação, que leva em consideração, além dos critérios acima, a existência de ambientes favoráveis para estimular os resultados da inovação.

Confira abaixo o Top 10 do Índice de Inovação Global 2011:

1.Suíça
2.Suécia
3.Singapura
4.Honk Kong (SAR)
5.Finlândia
6.Dinamarca
7.Estados Unidos
8.Canadá
9.Holanda
10.Reino Unido

Fonte: site WIPO/ OMPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário