domingo, 10 de julho de 2011

Sudão do Sul proclama sua independência

Na última sexta-feira, 08/07, o Sudão do Sul oficializou sua independência do Sudão e passou a ser o mais novo país do mundo.

A separação do Sudão do Sul é resultante do Acordo de Naivasha, firmado em 2005 entre o governo central de Cartum, no Sudão, e o Movimento Popular de Libertação do Sudão, que culminou em janeiro deste ano em um referendo popular cuja maioria dos eleitores decidiu pela separação.


Bandeira do recém-nascido Sudão do Sul

O Acordo visa colocar fim à guerra civil, considerada a mais longa da história africana (1983-2005), causada pela insurgência do povo do sul do país ao controle político e econômico do norte. O presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, é acusado internacionalmente por crimes de guerra e tem sua prisão requerida pelo Tribunal Penal Internacional.

Apesar da oficialização de sua independência e reconhecimento por outros Estados, inclusive pelo próprio Sudão, Brasil e Estados Unidos, as fronteiras entre os dois países não ficaram bem definidas, especialmente na região de Abyei, que conta com grande concentração de poços de petróleos, o que poderá gerar novos embates.

Em razão da delicada situação da região, o Conselho de Segurança da ONU criou uma nova missão, que deverá permanecer no país por no mínimo um ano, a fim de auxiliar na prevenção de conflitos e desenvolviment econômico do novo país.

Fonte: sites BBC Brasil/ ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário