sábado, 5 de janeiro de 2013

Uma parada antes de 2013

Artigo publicado na Revista Atenção, edição dezembro/2012:


Após um dia como outro qualquer em seu escritório, indiferente aos convites para as festividades e aos apelos natalinos, o avarento Ebenezer Scrooge recolhe-se solitariamente em sua casa na noite de Natal. Convencido de que nada poderia abalar suas convicções mesquinhas e modos pouco amigáveis, Scrooge se surpreende com a visita de três fantasmas, que acabariam por causar uma verdadeira mudança em seu interior. O fantasma do Natal Passado traz as recordações felizes da infância de Scrooge; o do Natal Presente mostra o que se passa naquela exata noite na casa de um de seus empregados, que, embora com poucos recursos, comemora feliz e unido com sua família a ceia natalina; por fim, o fantasma do Natal Futuro descortina uma perspectiva sombria a Scrooge, que assiste a sua própria morte em absoluto isolamento.

Como todo clássico, Um Conto de Natal, escrito em 1843 por Charles Dickens, revela-se ainda atual e passível de leituras e interpretações tão diversas quanto os contextos a que se aplica. Seja na vida pessoal ou corporativa, é comum que a voracidade do presente não permita qualquer brecha para balanços e reflexões sobre nossos atos. Assim como o personagem de Dickens, muitos se encontram submersos em um presente do qual sequer se dão conta. Não por acaso o conto se passa na época de Natal: o final de ano é, de fato, a época mais propícia ao acerto de contas com o passado e à definição de metas para o futuro (preferencialmente de perspectivas menos sombrias que as de Scrooge).

Nas empresas, a avaliação dos dados referentes ao ano que se passou é a base para a tomada das futuras decisões. O planejamento coordenado de suas diversas frentes (comercial, administrativa, jurídica etc) permite vislumbrar de forma mais clara as estratégias do negócio além de minimizar o risco de prejuízos, uma vez que possibilita uma visão global e mais sólida do empreendimento. Ainda, para quem atua no setor do comércio e prestação de serviços, vale a pena nesta época do ano aumentar a visibilidade do negócio na internet e redes sociais, considerando as projeções cada vez mais positivas do comércio eletrônico, ou ao menos colocar o tópico na pauta do próximo ano. O importante é realizar uma avaliação e planejamento meticulosos, e de acordo com o perfil desejado, tratando o assunto com naturalidade, e não com assombro.

O conto de Dickens nos deixa, entre tantas mensagens, a de que unidos se vai mais longe e de que nunca é tarde demais para recomeçar. Um Feliz Natal e Próspero 2013 a todos!

Natália Marques Abramides é advogada, especialista em Direito Internacional pela PUC-SP, com ênfase em internet e propriedade intelectual, sócia do escritório Brasil e Abramides Advocacia. Contato: natalia@brasileabramides.com.br

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